A 10ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo amplia seu alcance em 2025 com uma etapa digital gratuita, exibindo nove filmes inéditos entre os dias 13 e 30 de novembro. As produções estarão disponíveis simultaneamente na plataforma pública Spcine Play e no streaming internacional iQIYI, uma das maiores plataformas do mundo. Com o tema “Uma janela para a China”, o evento reafirma o intercâmbio cultural entre Brasil e China, celebrando a diversidade e a força do cinema contemporâneo chinês.
Realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com o Centro Cultural São Paulo (CCSP), Spcine e Museu da Imagem e do Som (MIS), a mostra destaca obras produzidas nos últimos três anos, todas em mandarim com legendas em português. Desde 2015, o festival já apresentou mais de 100 filmes chineses ao público brasileiro, consolidando-se como uma das principais iniciativas de divulgação cinematográfica da China no país.
Cinema como ponte cultural no ano dos “50 anos Dourados”
A edição de 2025 marca também o plano dos próximos “50 anos Dourados” das relações bilaterais entre Brasil e China, reforçando o papel do cinema como linguagem universal que aproxima culturas. O evento busca ampliar o entendimento dos brasileiros sobre a sociedade chinesa e fortalecer o diálogo cultural.
Para o professor Luís Antonio Paulino, diretor-geral do Instituto Confúcio na Unesp, a chegada à 10ª edição “representa um elo cultural consolidado entre os dois países”. Ele destaca que a mostra cresceu e se tornou um espaço de encontro, descoberta e diálogo entre as duas nações.
Curadoria apresenta múltiplos olhares da China contemporânea
A seleção de filmes é assinada pelos curadores Lilith Li e Wang Xiangyi, que destacam obras com temáticas sociais, questões familiares, narrativas femininas e inovação estética. Entre os títulos estão:
Disponíveis na Spcine Play (13 a 30 de novembro)
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Leopardo das neves (2023), de Pema Tseden
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A Estrada de Li Hong (2024), de Yin Lichuan
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Deixe o barco partir (2023), de Chen Xiaoyu
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Eu e minha mãe adolescente (2024), de He Nian
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O monte invisível (2023), de Lixin Fan
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O meu pequeno eu (2024), de Yang Lina
Disponíveis na plataforma iQIYI (13 a 30 de novembro)
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O amor de Mu Mu (2025), de Sha Mo
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Trending Topic (2023), de Xin Yukun
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Impacto (2025), de Jiachen Jiang
Segundo Wang Xiangyi, as obras refletem um “prisma da China contemporânea”, abordando desde conquistas esportivas e lutas sociais até tensões digitais e transformações urbanas. Já Lilith Li destaca narrativas sobre o feminino e relações familiares, apresentando histórias íntimas que revelam nuances da vida cotidiana chinesa.
Como participar
A mostra online é totalmente gratuita. Para assistir, é necessário realizar inscrição para receber, por e-mail, os links de acesso às plataformas e trailers da programação.
Inscrições e mais informações:
https://mostracinema.institutoconfucio.com.br/













