Falta de mão de obra impulsiona capacitação no setor de instalações

“Um único ano tem valido por vários quando o assunto é transformação tecnológica — e 2026 não será diferente”, diz especialista

Empresas com equipes externas, como prestadoras de serviços de instalação e manutenção de energia elétrica, solar ou telecomunicações, por exemplo, têm passado por constantes e profundas transformações.

Imagine que há pouco tempo, para uma obra de instalação de internet, era preciso passar cabos por toda a infraestrutura de uma organização, ponto a ponto. Hoje, a instalação é feita por meio de conexão Wi-Fi, reduzindo tempo, custos e tornando tudo mais prático.

Da mesma forma, nos bastidores das empresas, tecnologias são aplicadas para tornar o dia a dia muito mais facilitado. Uma Pesquisa Global da McKinsey apontou que, depois da pandemia de Covid-19, o uso de tecnologias avançadas acelerou pelo menos 20 vezes. “Um único ano tem valido por vários quando o assunto é transformação tecnológica — e 2026 não será diferente”, afirma Augusto Lyra, CEO da Everflow.

Augusto Lyra, CEO da Everflow

Por isso, a Everflow, desenvolvedora de tecnologias de gestão para empresas profissionais em campo, reuniu quatro tendências para 2026 quando o assunto é inovação e transformação digital. Confira:

Inteligência Artificial

No Brasil, 72% das empresas já utilizavam inteligência artificial em alguma função empresarial em 2024. A tendência é que o uso da tecnologia seja ampliado ainda mais, alcançando diferentes áreas e níveis de atuação.

Nas vendas, por exemplo, chatbots e assistentes virtuais com IA tendem a, cada vez mais, substituir profissionais de pré-venda — os SDRs (Sales Development Representatives) —, identificando e qualificando oportunidades para, depois, encaminhá-las ao time comercial.

Além disso, esses assistentes, que também já oferecem suporte imediato aos clientes, resolvendo dúvidas comuns, se tornarão cada vez mais autossuficientes, solucionando questões mais complexas e reduzindo a necessidade de encaminhar situações a atendentes humanos.

“IAs analistas também são tendência, como as que trazem análises para a área de finanças, por exemplo. Elas analisam dados em tempo real, identificam padrões e geram insights que tornam as decisões de negócio mais rápidas e assertivas”, diz o CEO da Everflow.

Automação de Processos

O uso da automação deve se tornar cada vez mais presente nas empresas. “Os sistemas substituem processos manuais, liberando os profissionais para atividades mais estratégicas”, explica Augusto Lyra. “Hoje, o mercado já oferece soluções específicas de automação praticamente para cada grande departamento de uma empresa”.

No entanto, a grande tendência para 2026 está na adoção de sistemas inteligentes desenvolvidos especificamente para cada segmento do mercado, capazes de automatizar todas as áreas de um negócio em um único ambiente — eliminando a necessidade de múltiplos softwares e integrações complexas.

O ERP da Everflow, foi desenvolvido especialmente para empresas com profissionais em atividades externas. Todo o processo começa com o atendimento — muitas vezes feito por uma IA —, que registra automaticamente os dados do cliente. A partir daí, tudo acontece de forma integrada: a venda é registrada, a ordem de compra é gerada, as notas fiscais são emitidas e enviadas por e-mail. E quando o pagamento é confirmado, a plataforma aciona a equipe de instalação considerando localização. “Além disso, os instaladores utilizam um aplicativo que permite registrar fotos, horário de chegada e saída da obra, distâncias percorridas etc. Todas essas informações são integradas em tempo real ao ERP”, conta Lyra.

Mapeamento e Inteligência de Dados

O mapeamento de dados garante que todas as informações do negócio estejam corretamente estruturadas dentro de um sistema, criando uma base confiável para análises detalhadas. Já a inteligência de dados, aplicada por meio de ferramentas como sistemas de BI (Business Intelligence), transforma informações brutas em insights acionáveis.

“Isso pode fazer a diferença entre lucro ou prejuízo, principalmente para as empresas que dependem de custos variáveis e sazonalidade. Por isso, sistemas que trazem essas funcionalidades devem ser amplamente utilizados em 2026, considerando a maturidade digital do mercado”.

O especialista explica que a tecnologia permite, por exemplo, identificar que, mesmo em meses de alto faturamento, as despesas operacionais podem consumir grande parte do lucro. Com essas informações em mãos, torna-se possível tomar decisões estratégicas para otimizar resultados.

Transformação do RH

Diante da menor necessidade de profissionais focados em processos manuais, o departamento de Recursos Humanos das empresas tem intensificado sua busca por profissionais mais qualificados e estratégicos. Contudo, tem esbarrado na falta de talentos.

Em resposta a esses desafios, as empresas estão investindo em programas de capacitação contínua e em iniciativas que promovem o bem-estar e o desenvolvimento pessoal dos colaboradores — uma tendência que deve se fortalecer ainda mais nos próximos anos.

“Assim, o RH do futuro não é apenas um facilitador de processos administrativos, mas um parceiro estratégico essencial para o sucesso organizacional, focado em atrair, desenvolver e reter talentos que impulsionem a inovação e o crescimento sustentável”, conclui o CEO da Everflow.

Mais informações: https://everflow.com.br/

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